Success Customer – Banco Votorantim do Brasil

Banco Votorantim do Brasil confia nas soluções NETSCOUT para proporcionar serviços excepcionais para as aplicações de clientes.

A plataforma nGeniusONE Service Assurance monitora as principais aplicações bancárias, permitindo ao departamento de TI melhorar os tempos médios de reparo.

 

Visão Geral

Desafio empresarial
  • Rede empresarial complexa com suporte para serviços de aplicação de dados e voz em território brasileiro e internacional
  • Compromisso de disponibilizar uma experiência ao cliente de elevada qualidade
  • Faltava visibilidade necessária para todos os serviços bancários, de online banking até as aplicações das filiais
Solução NETSCOUT
  • Plataforma nGeniusONE® Service Assurance com vários appliances InfiniStream® para monitoração em Data Centers
  • nGenius® Packet Flow Switch para acesso e visibilidade do tráfego de rede
  • OptiView®XG, TruView™ Live, nGeniusPulse para apoiar os escritórios das filiais
Valor empresarial
  • Melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo departamento de TI aos seus clientes
  • Redução drástica do tempo desperdiçado na identificação de problemas relacionados com a rede e aplicações
  • Prevenção dos períodos de inatividade, que afetam os serviços fornecidos a unidades empresariais, através de medidas proativas.

Case completo

Perfil do cliente

Fundado em 1988, o Banco Votorantim é um dos maiores bancos privados do Brasil. Com sede em São Paulo, no Brasil, os seus 4000 colaboradores disponibilizam serviços de banco de atacado, gestão de patrimônio e financiamento ao consumidor, a partir de escritórios localizados em grandes cidades, por todo o Brasil. Estes suportam serviços de atacado e varejo, tesouro, moeda estrangeira, atividade bancária de investimento e gestão de ativos aos seus clientes. O Banco é um dos principais fornecedores na área do financiamento ao consumidor, disponibilizando serviços tradicionais, que incluem financiamento de veículos, cartões de crédito, mediação de seguros e empréstimos consignados.

Desafio empresarial

Sendo um grande banco comercial, o Banco Votorantim utiliza uma rede empresarial complexa para suportar as suas localizações no Brasil e internacionalmente. Os clientes interagem com o Banco através das filiais, eletronicamente através dos serviços online e ao telefone com os call centers. As relações com os clientes são de extrema importância para o Banco, e este está empenhado em proporcionar uma experiência com o mais alto nível de qualidade em todas as interações, quer seja online ou pessoalmente numa das filiais. O departamento de TI tinha implementada uma ferramenta para ajudar a resolver problemas de rede há vários anos. Contudo, à medida que o Banco Votorantim continuou a aumentar a sua base de clientes e a adicionar mais locais no Brasil e a nível internacional, a equipe de operações de TI percebeu que era necessário mais do que aquilo que a ferramenta conseguia fornecer.

Ao avaliar seus requisitos, a gestão de TI determinou que era necessária mais visibilidade em seus serviços de aplicação de dados e voz em toda a rede para obter análises aprofundadas e em tempo real, visões e relatórios que possam ser utilizados por qualquer um dos membros de sua equipe de TI.

Solução NETSCOUT

Para dar resposta às suas necessidades, o Banco Votorantim voltou-se para a NETSCOUT® , para proporcionar visibilidade e garantia de serviços aos Data Centers e escritórios das filiais do Banco. Foi selecionado o nGenius Packet Flow Switch para fornecer tráfego de rede essencial dos data centers a vários appliances InfiniStream para análise pela plataforma nGeniusONE Service Assurance. A plataforma nGeniusONE foi selecionada para monitorar as aplicações do banco, incluindo as relacionadas com serviços que tenham impacto no cliente e na receita, como online banking, gestão e autorização de cartão de crédito, empréstimos para compra de automóvel e gestão de patrimônio, bem como todas as aplicações utilizadas pelos associados nas filiais. Para suportar as necessidades dos escritórios das filiais, a equipe de TI implementou OptiView XG, TruView Live e nGeniusPulse.

A solução NETSCOUT em ação

A tecnologia Adaptive Service Intelligence™ (ASI) da NETSCOUT fornece métricas e funcionalidades que o banco considerou essenciais para a rápida detecção e diagnóstico de problemas. O banco confia nas funcionalidades principais do nGeniusONE e subsequentes casos de uso, como a análise de tempo de resposta dos serviços online, para resolver problemas de lentidão. Caso exista um atraso na recepção de uma proposta online de empréstimo de automóvel por parte de um potencial cliente, este seguirá simplesmente para o website de outro banco. Os membros do departamento de TI estão a colaborar para rapidamente encontrar a origem dos atrasos, de forma a reduzir as más experiências dos clientes e evitar o impacto que estas têm na receita do banco. O Chefe da infraestrutura de TI do Banco, Marcelo Maylinch, salientou que “num ambiente de data centers diverso e crítico é importante para um banco que oferece múltiplos serviços como o Banco Votorantim, encontrar rapidamente uma anomalia ou falha que afeta significativamente a experiência do usuário é crucial para a equipe de TI. Temos de estar um passo à frente dos problemas e evitar períodos de inatividade que afetam os serviços prestados a todas as unidades empresariais”.

O Banco utiliza as capacidades disponibilizadas pelas soluções OptiView XG, TruView Live e nGeniusPulse. O departamento de TI está realizando testes de desempenho de rede, análise remota de Voice over IP (VoIP) e resolução de problemas WiFi, tudo para melhorar a qualidade da experiência do usuário a partir das suas filiais.

Depoimentos: 

“Selecionamos a plataforma nGeniusONE da NETSCOUT para monitorar os nossos data centers… Isto tem reduzido drasticamente o tempo desperdiçado na identificação de problemas relacionados com a rede e aplicações, o que nos permite resolver incidentes rapidamente, antes que estes se tornem um risco para a estabilidade empresarial do banco.”

– Chefe da infraestrutura de TI

“Num ambiente de data centers diverso e crítico para um banco que oferece múltiplos serviços como o Banco Votorantim, encontrar rapidamente uma anomalia ou falha, que afeta significativamente a experiência do usuário é crucial para a equipe de TI.”

– Chefe da infraestrutura de TI

Valor empresarial

Este grande e bem-sucedido banco brasileiro está lidando rapidamente com os problemas para evitar complicações que tenham impacto nos clientes ou unidades empresarias com as soluções NETSCOUT. “Selecionamos a plataforma nGeniusONE da NETSCOUT para monitorar os nossos data centers. Através da apresentação do tráfego e comportamento de aplicações no ambiente, de forma não invasiva e descomplicada, é possível monitorar a experiência real do usuário e a qualidade dos serviços fornecidos pela TI. Isto tem reduzido drasticamente o tempo desperdiçado na identificação de problemas relacionados com a rede e aplicações, o que nos permite resolver incidentes antes que estes se tornem um risco para a estabilidade empresarial do banco”, acrescentou Maylinch, Chefe da infraestrutura de TI.

No topo da lista para o departamento de TI do Banco Votorantim estava a disponibilização de uma experiência de elevada qualidade aos seus clientes, independentemente da forma como estes optavam por fazer negócios com o Banco, fosse online ou numa das filiais, no Brasil ou no estrangeiro. A adição do OptiView XG, TruView Live e nGeniusPulse para os serviços de teste é essencial para garantir uma excelente experiência do cliente nas respectivas filiais.


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