A infra-estrutura de TI está passando por uma transformação. As tecnologias de nuvem pública e privada estão sendo combinadas com o tradicional On-Premise nos Data Centers, para criar um novo e mais complexo desenho de entrega de aplicativos para o negócio. Para TI, isso significa garantir a disponibilidade, confiabilidade e desempenho tanto dos serviços empresariais quanto da infraestrutura. O gerenciamento de aplicativos, servidores e redes usados para fornecer serviços combinados com sites remotos, forças de trabalho móveis, tecnologias com e sem fio pode parecer complicado e custoso. Além disso, essa complexidade e o grande número de dispositivos na infraestrutura atual dificultam o controle da organização.

O nGenius PULSE da NETSCOUT oferece o conhecimento da infraestrutura de TI, necessária para garantir a disponibilidade, a confiabilidade e o desempenho de todos os negócios de missão crítica. nGeniusPULSE estende a abordagem orientada a serviços oferecidas pelo nGeniusONE.

Quando um problema é identificado pelo nGeniusONE e isolado como um possível problema de infra-estrutura, a TI pode fazer drill down diretamente do console nGeniusONE para o elemento de infraestrutura.  Com um fluxo de trabalho contextual, a TI não precisa interromper o processo e começar a usar uma ferramenta separada de monitoramento de componentes de infraestrutura. O nGenius®PULSE combina o uso de testes sintéticos para medir a disponibilidade e o desempenho de serviços de negócios, incluindo aplicativos SaaS, monitorando a saúde da infraestrutura, incluindo servidores e dispositivos de rede.

Essa combinação fornece à TI uma maior visibilidade de toda infraestrutura garantindo assim que os níveis de serviço sejam atendidos e ajudando a verificar e solucionar os possíveis problemas na infraestrutura. O nGeniusPULSE fornece à TI o “pulso” da infraestrutura.

A saúde da infraestrutura dos servidores e dos dispositivos é monitorada por meio de pesquisa do nGeniusPULSE Server para fornecer uma visão holística da experiência do usuário final. Para disponibilidade e desempenho dos serviços, os “nPoints” ativos, baseados em hardware ou software são usados para testar sinteticamente e simultaneamente, a disponibilidade e o desempenho dos aplicativos de vários locais reconhecendo praticamente qualquer local ou Endpoint. Todas as informações de desempenho são enviadas para o nGeniusPULSE Server, onde são exibidas em amigáveis dashboards com a possibilidade de drill downs fáceis de serem interpretados. Baseado em limites personalizáveis, os alertas são enviados para identificar problemas de disponibilidade e desempenho.

Desafios abordados pela plataforma nGeniusPULSE

É esperado que o TI garanta a prestação de serviços em ambientes cada vez mais híbridos, que consistem em infraestrutura e aplicativos no local e na nuvem. Muitos desafios devem ser superados para atender a essas expectativas e oferecer uma experiência de usuário de alta qualidade.

Monitoramento de Servidores e Dispositivos de Rede

Uma vez que um problema é identificado, a TI geralmente precisa mover para uma ferramenta separada de gerenciamento de componentes para executar o troubleshooting. Isso requer o uso de várias ferramentas de gerenciamento de diferentes vendors, com pouco ou nenhum fluxo de trabalho entre elas; aumentando assim o Mean Time to Know (MTTK). Outra etapa pode ser necessária para determinar quais serviços podem ser afetados por um problema de componente – atrasando ainda mais a resolução de problemas. A TI precisa de uma visão “top-down”, iniciando nos serviços, com uma eficiente configuração de monitoramento e fluxos de trabalho operacionais até a correlação dos componentes da infraestrutura para diagnosticar e resolver problemas rapidamente.

Visibilidade SaaS

Com aplicativos SaaS, a TI depende de terceiros e, muitas vezes, é forçada a entrar em um modo reativo quando problemas de disponibilidade ou desempenho são relatados por usuários que trabalham a partir de muitos locais diferentes onde é difícil isolar o problema. A TI precisa de visibilidade para identificar quem é o proprietário do problema e os dados para relatar o desempenho real ao fornecedor de SaaS para uma resolução mais rápida.

nGeniusPULSE para testar a saúde da infraestrutura e a disponibilidade de aplicativos SaaS

O nGeniusPULSE é uma solução de teste de desempenho que monitora a integridade da infraestrutura que fornece serviços críticos. Comecando com os serviços e migrando para a infraestrutura, a TI pode usar os resultados do nGeniusPULSE para identificar rapidamente um problema, para que a equipe correta possa começar a trabalhar para a resolução.

Saúde dos Servidores

Disponibilidade e monitoramento da saúde de servidores Windows e Linux.

Monitor: Uptime, CPU, Memory, Disk Usage e I/O, Network I/O.

Saúde dos Dispositivos de Rede

Disponibilidade e monitoramento da saúde dos Roteadores e dos Switches.

Monitor: Uptime, CPU, Memory, Interface Status e Utilization.

Syslog

Coleta de dados syslog de servidores e dispositivos de rede.

Solução de problemas de erros e eventos.

Testes Sintéticos

Monitoramento da disponibilidade de aplicativos SaaS, medindo a camada 3 do ISP da origem ao destino (do DNS para o servidor de aplicativos).

Testes Ativos

HTTP, HTTPS, VoIP, Ping, TCP, Port Connect, Traceroute.

Crie testes personalizados

Especifique as métricas para testar de forma rotineira e automática. Os resultados são entregues para os dashboards do nGeniusPULSE.

Workflows Operacionais 

O nGeniusPULSE se integra ao nGeniusONE, fornecendo workflows contextuais.

Monitora, soluciona problemas e reporta problemas de infraestrutura.

Dashboards

Visualize o status de todos os serviços e de toda infraestrutura testada em um único dashboard. Em seguida, faça um drill down para uma visualização mais detalhada dos testes e veja todos os resultados em gráficos amigáveis e de fácil interpretação.

Benefícios de se usar o nGeniusPULSE.

  • Simplifique fluxos de trabalho e reduza a complexidade por meio de integração com nGeniusONE para monitorar a saúde da infraestrutura.
  • Reduza a necessidade de ferramentas adicionais de monitoramento de nível de componente de infraestrutura.
  • Ganhe a responsabilidade pela conformidade e pelo SLA dos aplicativos SaaS de terceiros com dados de desempenho verificáveis para compartilhar com os vendors.
  • Teste de qualquer lugar para fornecer assistência aprimorada a locais e usuários remotos.
  • Aprimore a experiência do usuário para aumentar a eficiência e a produtividade geral.

Conheça as vantagens em vender NETSCOUT!

7 + 5 =