Esses dias lendo no site IT Management sobre a HPE, atual líder em Storage no Gartner, o que me chamou a atenção sobre o assunto é justamente a necessidade que as empresas têm a cada ano em investir mais e mais em armazenamento, claro que totalmente justificável, afinal, os dados vem crescendo diariamente e a preocupação é justamente como e onde armazenar os mesmos de forma segura, confiável, eficiente, entre outros aspectos, e principalmente o gerenciamento dos mesmos muitas vezes levando as empresas a investir tanto “on-premise”, ambientes de terceiros, e também na nuvem (o que vem se tornando uma tendência a cada dia). Levando tudo isso em consideração concluímos que muitas empresas já lidam com essa questão do gerenciamento e armazenamento dos dados em ambientes “heterogêneos”, agora, será que isso pode se tornar um problema no futuro? Como gerenciar tanto o armazenamento como os próprios dados de forma ágil, eficiente, entre tantos outros pontos?

Muitos fabricantes já desenvolveram softwares justamente para tornar essa tarefa mais simples, eficiente e com um excelente custo benefício, vamos falar aqui sobre o ACCESS da Veritas.

O que é o Veritas™ Access?

O Veritas™ Access (versão 7.3) é uma solução de armazenamento em rede (NAS) com escalabilidade horizontal definida por software para dados não estruturados que funciona com hardware padrão e permite inserir dados no local ou na nuvem de acordo com políticas inteligentes. Oferece resiliência, acesso com vários protocolos e movimentação dos dados entre as várias plataformas de nuvem, o que resulta na redução de custos, pois utiliza discos de baixo custo/nuvem para dados pouco acessados.

Com o ACCESS você pode:

Transformar dados não estruturados em vantagem de desempenho

  • Ter uma solução de armazenamento para atender a diferentes casos de uso de dados não estruturados, cargas de trabalho de E/S mistas e bilhões de arquivos com atributos distintos;
  • Acessar arquivos e objetos simultaneamente em diversos protocolos, incluindo NFS, CIFS, FTP, SMB e S3;
  • Acessar diferentes ambientes e aplicativos por meio de suporte a infraestrutura heterogênea e armazenamento na nuvem DAS, SSDs, SAN ou S3.

Economizar movendo arquivos para discos/nuvens de baixo custo

  • Mover os arquivos automaticamente com base nos padrões de uso;
  • Remover arquivos antigos e desnecessários;
  • Armazenar arquivos menos usados em discos/nuvens de baixo custo.

Mover facilmente dados para dentro e fora da nuvem

  • Integração com OpenStack Cinder e Manila (NFS V3, V4);
  • Suporte para Amazon Web Services S3 e GLACIER, Microsoft Azure, Google Cloud e IBM Bluemix;
  • Amazon Web Services Deployment para atender aos requisitos de desempenho da carga de trabalho na nuvem;
  • E muito mais.

Para mais informações sobre o ACCESS da Veritas:

Entre em contato conosco, vamos trabalhar juntos e pensar na melhor estratégia para proteger, armazenar, localizar e disponibilizar os dados da sua empresa da melhor forma possível.


Autor(a): Cesar Brunelli é especialista de produtos e analista técnico/comercial na Acorp do Brasil.

Facebook | Linkedin | Twitter