O que é Dark Data? Em resumo, são dados não estruturados que uma empresa acumula durante um longo período, na maioria das vezes por questões de conformidade, o grande problema é que não conseguem usar esses dados para fins como o de relações comerciais, analíticas, e principalmente monetização, com isso, consequentemente o custo para armazenar, proteger ou mesmo utilizar esses dados requer mais e mais investimentos.

Quais são os problemas reais e o quanto isso pode afetar a sua empresa?

Baseado em pesquisas da Data Genomics Index, o crescimento dos dados por ano pode chegar a 40%, sendo 41% dos dados não modificados no período de 3 anos e 12% dos dados não são acessados pelo período de até 7 anos.

Segundo a Global Databerg Report, 15% são dados “limpos”, 33% ROT (redundantes, obsoletos ou triviais) e 52% Dark Data, com isso os dados continuam crescendo a uma taxa impressionante, há muitos dados armazenados que não são tocados há muito tempo, e as organizações não conhecem o contexto em torno dos dados que estão armazenando.

De acordo com a Veritas, os principais desafios são:

  • A maioria das organizações não tem ideia de quais informações têm, o que vale a pena ou por que eles o mantêm, mas, eles vão mantê-las “para sempre”.
  • A maioria das organizações não tem ideia de onde suas informações sensíveis, regulamentadas ou mais valiosas “estão”.
  • Quando as organizações precisam realmente encontrar informações leva muito tempo, custa demais e geralmente está faltando resultados, tem muitos ou ambos.

E qual seria a solução?

Obtenha visibilidade, tome e execute as melhores decisões para voltar a assumir o controle garantindo a governança dos dados.

Conheça os dados para melhor utilização dos recursos, mantendo a segurança, proteção e retenção das informações de um forma mais eficiente, com o Veritas Information Map você consegue ter total visibilidade de seus dados não estruturados, criar políticas de retenção e migração de dados, permitindo que você compreenda quais dados você possui, onde estão, se redundante ou não e quem são os “seus proprietários”.

Entre em contato conosco, vamos trabalhar juntos e pensar na melhor estratégia para proteger, armazenar, localizar e disponibilizar os dados da sua empresa da melhor forma possível.


Referências de Pesquisa: Gartner | TechTargetBBVA OpenMind | Veritas | R1 Soft


Autor(a): Cesar Brunelli é especialista de produtos e analista técnico/comercial na Acorp do Brasil.

Facebook | Linkedin | Twitter