Hoje, todas as companhias sejam grandes ou pequenas, tem uma preocupação muito grande em como e onde armazenar seus dados. O movimento mais comum é o armazenamento em disco rígido, ou mais conhecido como HD.

O HD por muito tempo foi o mais requisitado em matéria de armazenamento dos últimos anos, porém com o aumento da demanda e a pedida de sempre ser mais rápido possível, ele está perdendo espaço no cenário atual para uma tecnologia de armazenamento chamado armazenamento em flash.

O armazenamento flash vem ganhando cada vez mais força no cenário da tecnologia, inteligência e ciência. Esse tipo de storage, comparado com o disco rígido, possui inúmeras vantagens, veja algumas delas abaixo:

O HD é limitado a ter um pouco mais de cem I/O por disco, que seria a quantidade de operações entrando e saindo por segundo. Já o armazenamento flash permite milhões de I/O por storage. Isso quer dizer maior tempo de resposta e um menor tempo de latência possível.

Hoje já sabemos que todos os ambientes de TI podem se beneficiar de uma matriz de armazenamento totalmente flash, porém aqueles que pedem um alto desempenho e baixa latência sentirão a maior diferença. Empresas que usam servidores virtualizados e ambientes de trabalho virtuais exigem maior desempenho, para as quais um ambiente totalmente flash é a melhor escolha.

Segundo o Wilson Grava, vice-presidente e gerente geral da Pure Storage, o armazenamento em flash tem ajudado várias empresas nos mais diversos ramos:

-Ajudando hospitais a melhorarem os serviços de saúde, permitindo que os médicos se concentrem no atendimento ao paciente;

– Tornando os fabricantes mais produtivos, permitindo avançadas análises de rendimento e integração de fornecedores em tempo real;

– Impulsionando a evolução da educação tradicional, oferecendo experiências de aprendizagem online mais imersivas e responsivas aos estudantes;

– Ajudando empresas de e-commerce a melhorarem as taxas de conversão e reduzindo os abandonos de carrinhos de compras;

– Habilitando prestadores de serviços financeiros a desenvolverem complexos modelos analíticos em minutos, em vez de dias ou horas;

– Para os prestadores de serviços de infraestrutura online: ajudando a reduzir o custo da prestação de serviços, agilizando a oferta de serviços novos e diferenciados para o mercado.

O armazenamento flash não é o futuro, é uma realidade de empresas e instituições de ponta que já o usam para melhorar seu desempenho perante o crescimento de um exigente mercado.


Referência: ComputerWorld em seu artigo “10 razões para escolher armazenamento em flash”


Autor (a): Eduardo Medeiros, Gerente de Produto e Especialista Técnico na Acorp do Brasil.


Facebook | Linkedin | Twitter